Santa Mãe de Deus, rogai por nós!

Santa Mãe de Deus, rogai por nós!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

I Centenário da Diocese de Santa Maria

Como em todas as paróquias, também nós celebramos festivamente os 100 anos de fundação da nossa Diocese de Santa Maria no dia 15/08, na missa das 18h. Para marcar esse importante acontecimento, decerramos a placa comemorativa na igreja matriz. A Festa da Assunção de Nossa Senhora celebrada neste dia foi especial, pois com Maria exultamos a Deus, pelas maravilhas realizadas entre nós nestes 100 anos de história da diocese. Na pequenez e na humilidade, a exemplo de Maria, celebramos este jubileu sem triunfalismo e ostentação, mas com simplicidade e profunidade espiritual. A celebração desse jubileu está ocorrendo neste ano, desde o seu lançamento em 15/08 do ano passado, com várias atividades comemorativas em nossa diocese.

Vocação à Vida Consagrada

Neste terceiro domingo de agosto (15/08) recordamos a vocação à Vida Consagrada. Por isso, celebramos festivamente com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que há décadas residem e atuam em nossa paróquia. Durante a missa das 8h na Matriz Mãe de Deus, acolhemos as Irmãs e o quadro de Bárbara Maix, fundadora da Congregação. Dia 06/11, em Porto Alegre, será celebrada a sua beatificação e todos são convidados a participar.

Agosto: mês vocacional

Durante o mês de agosto, na Igreja do Brasil, refletimos e rezamos mais intensamente pelas vocações sacerdotais, religiosas e leigas. Também no Dia dos Pais (08/08) iniciamos a Semana Nacional da Família, que tem o lema: "Família formadora dos valores humanos e cristãos". Ao longo deste mês a Pastoral Familiar está realizando as celebrações da Família nas comunidades. Em nossa área pastoral Mãe de Deus realizamos o Encontro das Famílias em Ivorá, no dia 07/08. Um grupo de 40 pessoas de nossa paróquia esteve neste encontro, marcado pela profundidade dos temas refletidos.

Vem aí a "I Gincana da Catequese"!

Em nossa última reunião paroquial de Catequistas (31/07), lançamos o desafio de realizar a I Gincana da Catequese em nossa paróquia, de 02 a 16/10. Uma equipe está organizando as regras e as tarefas a serem divulgadas em tempo oportuno. Logo mais as inscrições da Gincana estarão abertas à todas as turmas de catequese da nossa paróquia.

Evangelização da Juventude

Uma das prioridades da nossa diocese de Santa Maria e da nossa paróquia é a evangelização da Juventude. Para isso, realizamos uma reunião da Área Pastoral Mãe de Deus, que abrange as paróquias de: Tupanciretã, Júlio de Castilhos, Ivorá e Pinhal Grande, no dia 27 de julho, em nossa paróquia. Nesse encontro estiveram presentes os párocos e lideranças destas paróquias e alguns jovens representantes dos movimentos que evangelizam jovens, bem como o Pe. Dalvino Dal Molin Jr., representando o Setor Juventude da nossa Diocese de Santa Maria. Foi uma experiência muito bonita de partilha e de conhecimento mútuo entre as paróquias e os jovens presentes. Cada paróquia de nossa área pastoral foi convidada a iniciar um trabalho no sentido de evangelizar os jovens. Em nossa paróquia Mãe de Deus estamos organizando a Missão Jovem, com o auxilio do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Dia 21/08, teremos a reunião com os jovens interessados em participar.  

Dia do Motorista e do Agricultor

São Cristóvão
No dia 25/07 a comunidade NS das Dores celebrou festivamente o Dia do Motorista e do Agricultor. Dezenas de veículos, entre carros e caminhões foram abençoados e após a Missa foi abençoada a nova imagem de São Cristóvão, doada ao bairro pela Associação dos Caminhoneiros de Tupanciretã. Esta imagem foi colocada na praça em frente à capela. Ao meio-dia foi realizado o almoço festivo.

Visita do pároco aos Conselhos Comunitários de Pastoral

Com o objetivo de conhecer melhor as lideranças e a situação de cada comunidade, estamos iniciando a visita aos Conselhos Comunitários de Pastoral de nossa paróquia. Nessa visita as lideranças se apresentam e expõem os aspectos positivos e negativos da comunidade, as principais atividades realizadas e programadas, etc. Nas comunidades já visitadas, a experiência foi muito positiva. Pretendemos visitar todas as comunidades da cidade e se possível também as do interior. Dessa forma podemos nos conhecer melhor e crescer na busca da "unidade na diversidade".